09/fev 2012

Tudo Sobre Cinema, de Philip Kemp [Resenha XIII]

Tudo Sobre Cinema (Editora Sextante), organizado por Philip Kemp, é um guia de filmes. Porém, ao contrário do seu irmão mais parrudo, o famoso 1001 filme para ver antes de morrer, não é um simples catálogo de longa-metragens.

Tudo Sobre CinemaO livro é organizado por períodos de tempo. Dentro de cada capítulo, que cobre uma ou duas décadas, temos textos sobre movimentos e escolas cinematográficas, antes de conhecermos alguns filmes representativos do tema abordado. Assim, em vez de apenas lermos sobre Cantando na Chuva, conhecemos todo o contexto dos musicais de Hollywood nos anos 50. E no espaço reservado para cada filme (todos eles têm duas páginas), além da sinopse, curiosidades e uma biografia do diretor, ainda temos alguns momentos marcantes do longa em questão, tudo isso ricamente ilustrado.

Se 10o1 filmes… ganha na quantidade de filmes apresentados, Tudo Sobre Cinema tem uma proposta mais abrangente: não só listar filmes essenciais, mas contextualiza-los na história do cinema e no momento cultural em que é produzido. Nesse sentido, é uma obra realmente indispensável para quem gosta de cinema. E se é uma delícia folheá-lo despretensiosamente, também é uma ótima pedida lê-lo do começo ao fim, conhecendo a história da sétima arte e os filmes representativos de cada época.

Quer ter esse livro na sua prateleira? É claro, né? Então corre e participa do Bolão do Oscar 2012, que o melhor palpiteiro vai receber no conforto do lar um exemplar novinho dele.

Categoria: Cinema, Livros, Resenhas

Tags: ,

2 comentários




Veja nossa política de comentários

  • Mylena M. disse:

    Eu meio que queria a um tempo atrás fazer o “Projeito 1001 filmes”… minha ideia era juntar com amigos, namorado e mais quem quisesse, e ver todos os filmes do “1001 filmes pra ver antes de morrer”… obviamente não tudo de uma vez… tipo, 2 ou 3 por final de semana… mas acabou que ninguém comprou o livro e não foi pra frente… mas ainda acho a ideia interessante :x
    Gosto muito de cinema, apesar de quase não ter tempo de ir efetivamente ao cinema :/

    [Reply]

    João Paulo Mauler Reply:

    Eu já quis fazer esse projeto também… mas acabou não indo pra frente também…
    A ideia é boa, o problema é que eu acho que ia demorar uns 30 anos pra ver todos… kkk

    [Reply]

    10 de fevereiro de 2012 às 17:52

Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons.
Fósforo. © 2011 www.fosforo.blog.br