10/out 2011

O Meme Literário de Um Mês – Dia 10

10– Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?

Acho que, de todas as perguntas deste meme, a mais fácil de responder para mim deve ser a de hoje. Sem dúvida, se eu pudesse escolher um único livro para comprar/ganhar, seria…

Uma Confraria de Tolos
Uma Confraria de Tolos, de John Kennedy Toole

Já ouvi de várias fontes que leram este livro que ele é um dos melhores já lidos, e certamente o mais engraçado. Ele está no top 5 de Roberto Bolaño, e é o favorito do jornalista André Barcinski. É dele a descrição do livro que colo abaixo, retirada de seu blog:

O personagem do livro é uma espécie de Don Quixote do século 20, Ignatius J. Reilly, um nerd obeso, glutão, fedorento e desagradável. Reilly despreza a modernidade, ridiculariza a cultura pop e se acha o centro do Universo.  Um delirante megalômano e fracassado.

A história se passa em New Orleans, nos anos 60. E a forma como Toole descreve a cidade, cheia de malandros, biscateiros, policiais desonestos e aposentados ridículos, é um primor. A cidade vira um personagem.

É difícil resumir a trama. A rigor, é só a história de Ignatius – que ainda mora com a mãe – procurando por um emprego. O que acontece com ele durante essa busca é o interessante.

Sempre me roí de vontade de ler este livro, que foi publicado postumamente em 1980 (Tooler cometera suicídio em 1969), graças aos esforços da mãe do autor, e ganhou um Pulitzer no ano seguinte, mas a coisa mais difícil que existe é encontrar um exemplar dele por aí. Parece que só foram lançadas duas edições no Brasil, a última no fim dos anos 80. Vivo procurando nos sebos e no Estante Virtual, sem sucesso. O próprio Barcinski diz que, sempre que encontra uma cópia dando sopa, compra-a para presentear algum amigo.

Por isso, você já sabe: se quiser ver um blogueiro muito, mas muito feliz, a próxima vez que tiver a chance de colocar as mãos em um exemplar de Uma Confraria de Tolos, por favor, compre-o, e dê para mim!

Este post faz parte do Meme Literário de Um Mês 2011, proposto pelo blog Happy Batatinha. Participe, e leia os outros posts que fiz para o projeto.

Categoria: Livros

Tags: , ,

4 comentários




Veja nossa política de comentários

  • Confesso que não conhecia este lvro, mas a descrição me deixou intrigado, pois o personagem parece ser bastante forte. Boa sorte com as buscas.

    [Reply]

    10 de outubro de 2011 às 13:22
  • Uiara disse:

    Realmente este livro é difícil de encontrar, e os sebos estão ligados nisso. Há três ofertas de venda em aberto atualmente (1 no Mercado Livre e 2 do Estante Virtual), com preços absurdos, que chegam a quase 200 reais.

    Mas lhe asseguro que li o livro e adorei. Consegui encontrá-lo para empréstimo em uma biblioteca pública de São Paulo, e o escaneei, para disponibilizar aos interessados (creio não ser ilegal, visto que se encontra fora de catálogo há decadas).

    [Reply]

    João Paulo Mauler Reply:

    Uiara, menina, tem como você mandar pra mim o livro scaneado não? Vou ser eternamente grato a você!!!
    Se puder, manda pra mim no joao@fosforo.blog.br
    Brigado pela visita, pelo comentário e, é claro, pelo livro! :P

    [Reply]

    10 de novembro de 2011 às 16:15
  • NC disse:

    De fato é raro achar exemplares em português, mas você acha a versão em inglês em algumas livrarias e no Google Books (A Confederacy of Dunces)

    [Reply]

    19 de janeiro de 2012 às 14:04

Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons.
Fósforo. © 2011 www.fosforo.blog.br